Ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil.

Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade. Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, sua origem remonta ao Ensino de Primeiro Grau, que promoveu a fusão dos antigos curso primário (com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário.

A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório (a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior (11.114/05) ainda deu prazo até 2010 para estados e municípios se adaptarem.
Passando agora a se configurar dessa maneira:

• Alfabetização = 1º ano
• 1ª série = 2° ano
• 2ª série = 3° ano
• 3ª série = 4° ano
• 4ª série = 5° ano
• 5ª série = 6° ano
• 6ª série = 7° ano
• 7ª série = 8° ano
• 8ª série = 9° ano

Organização

O ensino fundamental possui uma organização convencional que acaba caracterizando-o em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (chamados anos iniciais do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente. O segundo ciclo corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas. Essa forma de organização do ensino fundamental remonta à antiga divisão do ensino primário em relação ao primeiro ciclo do ensino secundário (ginasial).
Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
Nos anos finais, os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matéria que serão a base para a continuidade no ensino médio.

Contato:

  • Magda Cristina Fulan Bellini– Chefe de Divisão do Ensino Fundamental
  • Dircelene Segura Santos - Supervisora Escolar do Ensino Fundamental
  • Júlio César Kaam - Supervisor Escolar do Ensino Fundamental
  • Sueli Espósito M. Gonçalves - Supervisora Escolar do Ensino Fundamental
  • Márcia Cleto de Oliveira - Supervisora Escolar do Ensino Fundamental
  • Silvia Maria Splendore - Supervisora Escolar do Ensino Fundamental